sábado, 28 de maio de 2011

Atividade 3.3- Minha Experiência ao Navegar a Internet

Ao navegar pela internet se pode ter uma experiência prazerosa e que nos da oportunidade de aprender, sobre vários temas e assuntos, nos envolve, pois podemos viajar para qualquer lugar, e temos uma vasta possibilidade de informações e conhecimento.
Estamos lidando com uma nova forma de comunicação e de organização do conhecimento, que não estava presente em nossas vidas. É algo novo que exige compreensão, mudanças e novas aprendizagens, por isso devemos de estarmos nos atualizando constantemente para poder dominar melhor a teologia, pois a evolução é muito rápida.
Utilizo a Internet para vária atividade do dia-a-dia, tanto para o trabalho da escola para auxiliar no planejamento das aulas, pesquisas de assuntos variados, e também para manter contato com amigas e familiares, assim encurtando as distancia entre as pessoas.
Vejo que a nova geração não tem medo e nem dificuldade para dominar as novas tecnologias, convivemos com esta realidade, vendo nossos filhos navegando na internet, participando de comunidades, conversando com amigos, ao mesmo tempo em que realizam suas tarefas.
Hoje estamos diante de uma nova realidade, em que o professor precisa ser um aprendiz, procurar não só os conhecimentos dos livros, mas também os conhecimentos tecnológicos, pois nossos alunos faz parte dessa realidade, estamos diante de uma verdadeira revolução na educação, e não podemos ficar para traz, pois essa nova geração exigem esse conhecimento.

terça-feira, 24 de maio de 2011

O NEGRO E A CULTURA BRASILEIRA






Professora:Elcia- Escola Municipal Cantinho da Alegria

O NEGRO E A CULTURA BRASILEIRA

No dia 19 de maio, foi realizada na escola Cantinho da Alegria, uma apresentação de capoeira, onde os alunos puderam conhecer um pouco da história da capoeira que começou no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.
Pudemos observar que os alunos encantaram com a apresentação.
No segundo momento foi realizada uma atividade em sala. Falamos da importancia da cultura afro em nosso país, que a capoeira antigamente era uma forma dos escravos se protegerem contra a captura violenta, mas com o passar dos anos a capoeira tornou uma arte. Depois os alunos fizeram uma atividade de colorir um desenho de uma apresentação de capoeira.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Eu enquanto educador


Utilizo a tecnologia como ferramenta de trabalho em pesquisas e no planejamento de minhas aulas, podendo trazer novas ideias para sala de aula. Assim podendo facilitar no meu dia-a-dia, por isso a importância de estar sempre aprendendo como usar esses recursos e inseri-la em nosso cotidiano. Hoje é difícil pesar em ficar sem a internet, pois já faz parte do nosso cotidiano, nos faz crescer, se desenvolver e se adaptar a ela. E isso é sem dúvida é um grande passo para a humanidade.

A EVOLUÇÃO DA TECNOGOGIA

A tecnologia só tende a evoluir e surpreender muitas e muitas pessoas, a humanidade está inserida num mundo cuja rotina diária do homem atualmente necessita do acesso rápido à informação, no entanto a educação não pode ficar desatenta a esse avanço da comunicação tecnológica para promover e facilitar a aprendizagem.

Comunicação rápida, fácil e cada vez mais popular. O melhor seria que o avanço tecnológico não ficasse na superficialidade das informações. Há necessidade de buscar o porquê da utilização. Com relação aos alunos, incitar a curiosidade as informações visuais tem que ser o  desejo de todos educadores.

Atividade 1 Reflexão da tecnologia na nossa vida

Utilizamos da tecnologia para diversas coisas, e as atividades de nosso dia-a-dia está extremamente ligada à maioria delas. Podemos nos comunicar hoje com telefones sem fio, com os celulares, pela internet, podendo ate mesmo ver a pessoa em tempo real, algo que em algum anos, era difícil ou impossível de se ver, só em  filmes de ficção cientifica.

Na evolução tecnológica teve um avanço em todas as áreas, por isso a educação não pode ficar para traz, por que o futuro dos nossos alunos depende dessa formação, o mercado de trabalho exige cada vez mais conhecimento tecnológico.


quinta-feira, 5 de maio de 2011

Introdução à História da África

Escola Municipal Cantinho da Alegria.
Turma: Pré-I, D, turno Vespertino
Professoras: Elcia e Rozana

Menina Bonita do Laço de Fita

●Contamos a história para os alunos da Menina Bonita do Laço de Fita.
●Dialogamos com os alunos: qual foi descoberta do coelho,  por que, que a menina era tão preta e bonita? ( é por que"a gente se parece sempre  com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos") e perguntamos aos alunos com quem eles acham que se parecem.
●Relemos o trecho: "O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto em toda a vida. E pensava: - Ah, quando eu casar quero ter uma filhinha pretinha e linda que nem ela." Questionar: O que é ser bonito?
● Conversamos com as crianças sobre as "famílias" (povos) que formam o Brasil: cada família tem diferentes costumes e crenças. Mostramos que cada aluno é diferente um do outro, e devemos valorizar e respeitar a todos sem distinção.
● Os alunos coloriram a Menina da história e o coelho.